segunda-feira, dezembro 15, 2008

Contradição e Anti-heroísmo

Saudações!!!
Este é o meu primeiro post no blog. Talvez um tanto exibicionista, talvez um tanto "cricri", mas a idéia é essa...
Primeiramente gostaria de agradecer aos companheiros mantenedores do blog por deixar o espaço aberto para postagens de novos colaboradores como eu.
Bom vou falar sobre heroísmo...
Muita gente acha bonita a idéia de heróis e tudo mais, como o Bruno falou aí, mas por outro lado...
Acho que devemos matar os nossos heróis, pois somos dependentes da imagem de um salvador. Um presidente, um líder revolucionário, um messias, um chefe do crime, um patrão, um pai de família.
Sempre estamos esperando por alguém com maior aptidão do que a gente para resolver nossos próprios problemas. É até cômodo acreditar em heróis, pois isso nos alivia de certas responsabilidades, já que o herói virá para nos salvar. Precisamos sim de novas atitudes, protagonismo e tudo mais, mas isso não deve vir de um herói, mas sim de todos os "figurantes do filme".
Bom, só queria dizer que é um tanto perigoso esperarmos por heróis, pois isso pode nos fragilizar enquanto protagonistas da nossa própria história.
Finalizo com uma pichação que vi semana passada e coincide com o tema:
"Herói é aquele que não teve tempo pra correr."

2 comentários:

Phelippe Pina disse...

Pouxa,
Eu amo essa Frase !

Coloquei ela no meu STATUS do orkut
Ela esta na Brigadeiro Luiz Antonio ^^

Bruno Santos disse...

Desculpe-me a ausência. E, claro, seja muitíssimo bem vindo. Quanto ao post, veja, concordo em partes. Sem dúvida não podemos cruzar os braços. Contudo, qual o problema em termos heróis? A meu ver, o problema não está nisso. O problema está em esperarmos por eles de braços cruzados, o que é diferente. E vou mais além, digo, penso que o os heróis são inconcionalmente criados, tipo, necessidade humana. Não fosse isso não teríamos inventado Deus (o maior de todos?). Mesmo que ele exista. Viu só agora? É até irônico: mesmo que ele exita!.

Abrass e seja muitíssimo bem-vindo.