domingo, agosto 01, 2010

La mondialisation

Provavelmente você já deve ter respondido em alguma aula prova de Geografia a pergunta. O que é Globalização? ou alguma pergunta parecida. Quando eu estava ainda no ensino fundamental andava com um pessoal meio estranho tinha de tudo punk, ambientalista mirin, nerd, músicos,viciados em futebol,odiadores dos E.U.A. e tudo mais, é incrível como uma simples turma de uma escola na periferia de São Paulo pode ter tanta gente diferente, influenciada por muitos pensamentos diferentes, de lá pra cá a tal Globalização que já era um pouco presente se tornou parte do dia-a-dia de bilhões de pessoas.
Hoje mesmo, levantei cedo(coisa rara em dia de domingo) e fui assistir ao
Grande Prémio de Formula 1 da Hungria, depois fui para a Internet e como tinha visto uma reportagem na revista Galileu sobre
Fernanda Viegas e fui procurar informações sobre o trabalho dela um deles é Como a visualização de dados nos ajuda a entender melhor o excesso de informação, ela que foi eleita uma das dez mulheres mais influentes em tecnologia no mundo em 2010, mas no meio da pesquisa minha mãe faz aquela voz doce de quem ta pedindo algo, "Vai lá comprar carne moída no mercado" (Ela acaba de fazer essa voz de novo enquanto escrevo esse post), lembro de outra matéria que li na Galileu sobre como é sustentável virer em metrópoles devido a alta concentração de pessoas em pouco espaço as metrópoles se tornam mais sustentáveis do que cidades do interior. Voltando pra casa vejo que o vídeo no Youtube da final da liga dos campeões da Europa 2008 já carregou, resolvi ver esse vídeo por causa do livro que estou lendo Soccernomics de Simon Kuper e Stefan Szymanski, em um dos capítulos fala muita sobre cobrança de penaltis e as dicas que o economista Ignacio Palacios-Huerta deu ao Chelsea para uma possível cobrança de penaltis contra o Machester United, é incrível como ele acertou como os cobradores do Manchester bateriam os penaltis e como o goleiro Van der Sar defenderia os penaltis, o Manchester ganhou a disputa de penaltis mas foi porque Anelka não seguio o que Ignacio havia dito, Ignacio pediu para que os destros chutassem no lado esquerdo de Van der Sar, e no final desse video http://www.youtube.com/watch?v=P2IPmIEmEzk da para ver direitinho que Van der Sar descobriu a estratégia do Chelsea e mostra exatamente onde Anelka deveria chutar, só vendo o vídeo mesmo para entender e ver o que aconteceu, volto então a navegar na internet ouvindo The Kooks de Brighton-Inglaterra e Orishas de Havana-Cuba.
Fatos que aconteceram e estão acontecendo em diferentes partes do mundo tudo junto em uma manhã de domingo.
Agora é quase 12:30h esse seria o horário que eu normalmente acordaria em um domingo.

4 comentários:

Sequelanet disse...

Isso mesmo, a internet possibilita o acesso a nformações em todo instante.

Anônimo disse...

É verdade, atualmente eu vivo me perdendo no meio de tanta informação... Parece que quanto mais aprendemos menos entendemos e vivemos nessa busca constante pelo aperfeiçoamento que parece diminuir proporcionalmente ao que cresce. Meio louco não? Ah! Globalização... nos deixando cada vez mais ignorantes. Parabéns pelo blog e pelo texto cara, Abraço. Vou segui-lo.

www.catarseonline.blogspot.com

Fernando disse...

Welcome to Mondialisation!
Parece nome de filme.

Que tal hollywoodiar?
hihihihi...

Abs,
seuanonimo.blogspot.com

Unknown disse...

Andei pensando nisso recentemente, mas a globalização é algo muito complexo. Como um quebra-cabeça, uma bola de neve cujo a única tendência é aumentar...

Parabéns pelo seu blog...

http://the-peixevoador.blogspot.com/