domingo, fevereiro 24, 2008

"!"

Não, não! Chega de transportes. Vamos agora falar sobre a teoria da relatividade... Não, também não é isso. Antes fosse, mas agora eu acho importante comentar um pouco sobre um assunto internacional muito delicado. Depois de muito tempo de inatividade, devido a motivos que não vêm ao caso, volto a postar. Infelizmente a reestréia é advinda de algo não tão agradável, contudo, necessário. Quem esteve nesses últimos dias acompanhando o noticiário, tem visto que, novamente, uma situação de conflito se desenha no leste europeu. Pois bem, falamos da Sérvia. Prefiro não entrar na geopolítica da questão, até porque com alguns cliques, quem não esta à par se intera. Deixemos isso então para os estudiosos. A questão então passa a ser a “guerra”, ou antes, o que a motiva. Ora, é quase unânime a opinião de que a guerra é algo lastimável. Ninguém a quer e, paradoxalmente, temos essas tragédias. Por quê? Ou seria melhor perguntar: por causa de quem? E ainda: o que predomina: a sede de poder ou a intolerância? Sim meus caros, são perguntas pertinentes. Veja: grosso modo, uma guerra ocorre, “oficialmente” falando, em nome de uma etnia, ou em nome de uma religião, ou em nome de uma ideologia. Boa parte das vezes, os três fatores juntos. Agora, será mesmo isso que leva as pessoas a pegarem nas armas, ou será, e é o que acredito, que alguns poucos indivíduos, que almejam poder e mais poder, usam os fatores citados para manipular toda uma tribo de modo a servir-los, inconscientemente, haja vista que esses fatores são, desde tempos remotos, meios de dominação? Isto é no bom português, para ilustrar: será mesmo a Jihad uma guerra motivada pela religião? E a Guerra Fria foi por ideologias? E, agora, o conflito na Sérvia em nome de uma etnia? Óbvio que as infantarias e milícias acreditam piamente nisso, mas você, meu caro leitor, acredita? E se caso for mesmo em nome do que quer que seja, afinal ninguém é o dono da verdade, onde fica a tolerância, quero dizer, o respeito pela opinião, pelo credo, pelo próximo. Aliás, hoje, nesse mundo, ainda existe a figura do próximo? É preciso termos cuidados em questões como essa, mas, seja como for, por manipulação de crápulas ou por intolerância ao próximo, a guerra é a antecipação do fim de algo que ainda estar por vir, como uma frase que só tem o ponto final. Resta-nos, a mim e àqueles que compartilham esse sentimento, rezar, cada um à sua forma, por um mundo melhor, mais justo e humano. Abraços.

23 comentários:

Marco Antonio Araujo disse...

É como diz aquele album do AfroReggae... "Nenhum motivo explica a guerra".
O que acontece é que criam falsos motivos.

Natália Coelho disse...

A guerra é o melhor exemplo de que os seres humanos são egocentristas!

Nem todos.....

rezarei junto com vc!

Abraços

visite-me
www.progestgrow.blogspot.com

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Ei!!
Seja "re-bem-vindo"!
Paz e bem!

Beatriz Paz disse...

Tentar entender o motivo de uma guerra é como se descobríssemos todos os segredos do ser humano. IMPOSSIVEL.

Comentarios à parte, se gosta de romance e comédia, http://meunamoradoimaginario.blogspot.com/
Acompanhe a 'minha' estória, e ria (ou chore)
Não julgue o blog pelo nome. De certo irá gostar, e conforme os posts, vai se identificar com um deles ;)

Nelson L. Rodrigues disse...

questão pertinente com os dias atuais.
mas sem solução!

[Gustaff] disse...

Olha, pode parecer absurdo, mas, sob alguns pontos de vista, a guerra traz consequencias boas. Nao que isso a justifique.

Eu sou contra essas guerras. Mas, respondendo à pergunta que fizeste, eu creio que toda guerra acontece por interesses econômicos.

Bruno Santos disse...

Quanto ao comentário da bia, bem... não penso assim. A guerra acontece, ao meu ver, pela ganância de poder, que só existem naqueles que não descobriram a Deus.
Quanto ao comentário do Nelso: "Deus".
Ah, o que a Nana quis dizer com "re-bem-vindo"??? Vou perguntar a ela.

Bruno Santos disse...

quanto ao comentário do gustaff, só há um detalhe pra mim: as guerras ocorrem aparentemente por questões econômicas, contudo, se observamos mais a fundo, vermos que elas não são um fim, mas antes um meio, istó é, não é pelo dinheiro (interesse econômico), mas pelo o que ele representa: poder. E os gananciosos por poder se atiram às armas.

Garbo disse...

Sem dúvida alguma as guerras sao mantidas por interesses privados de peuqnos grupos que lucram a geracoes com elas, a corrupcao do mundo esta profundamente animada dentro de muitos.

procure no youtube o filme Zeitgeist, caso nao goste da 1º parte que é bem polemica pule para a segunda, é um pouco conspiracionista, mas se pesquisar os fatos vera coisas muito interessantes.

H disse...

bom layout, excelente texto. gostei da prosa descontraída e tal..

até.

RENATO BIAO disse...

bom blog...apesar de achar q guerras só acontcem quando interesses de nível econômico estão em jogo.

João Victor disse...

gostei do texto...bem legal...parabéns!!!

Anônimo disse...

Legal, mas ficaria melhor se o texto fosse mais resumido!

Anônimo disse...

Eu também não impeço. Cada uma faz da sua vida o que quiser. Aquilo é só uma opinião pessoal.

Alexandre Gomes disse...

Fala Bruno! Realmente precisamos de mais humanização em todas as sociedades. Vivemos num mundo onde o egoísmo, a intolerância e a ganância são os alicerces dessas pessoas. Precisamos resgatar os valores familiares e tratar o proximo como gostariamos de sermos tratados. Valeu pela visita no meu blog e pelo comentario. Com relação ao "esquecer" que usei no inicio, foi uma forma de dizer que aquilo nem deveria ter acontecido. Dificil de tentar imaginar porque alguem pratica o suicidio. Minha familia foi vitima de tal atitude. Meu pai se matou quando tinha 8 anos e sem deixar quaquer explicação. Direito a fazer o que quer com a propria vida todos nós temos, mas e as consequências que resulta nos familiares? o suicida também tem? abraço
Alexandre
kiss

PS. envia um e-mail da sua programaçao pra mim e vou passar direto para o programador..blz?

Paulo Eduardo disse...

Bom blog...

mas acho q se o texto vc mais objetivo ficaria melhor!

não é uma crítica, mas sim uma sugestão!

=====================================
mundialfutebolclube.blogspot.com

Lihh disse...

legal teu blog

t+

Leandro disse...

Galera seilá essa parrada de Guerra, sempre quando nem tem motivos eles invamtam algun, eu acho que ´que as Guerras nunk vão acabar...

Movimentos para PAZ, faz e gerar violenciaaa.... seilá essa parada e tão complicada desde o começo dos seculos sempre teve Guerra...

o'Ricci disse...

hm... movimentação de dinâmicas de poder... Niet ou Foucault definem muito bem esse tipo de coisa - apesar de tomarem, cada um, um foco diferente da ótica - guerras, para os seres humanos, são tão naturais quanto foder, respirar ou comer. É o que valida a espécie enquanto mecanismo sociológico ambicioso... Maldita noção de self.

Anônimo disse...

Esse é um blog manifesto e que merece a devida atenção. De um modo muito peculiar fala do que é importante e de como as coisas poderiam ser apenas se pensássemos um pouco.Ao colega meu´reconhecimento.É um blog cabeça!

Euzer Lopes disse...

Intolerância e impaciência...
E uma absurda falta do que fazer do que ficar se metendo com o vizinho...
Como se cada uma dessas nações não tivesse problema nenhum para resolver

A N D disse...

O motivo é e sempre será o poder!
até mesmo em nas revoluções dentro das colônias para que se tornem independentes o motivo é sempre o poder.

Anônimo disse...

as pessoas tem obessessão por fama, porder e dinheiro e fazem o que a coragem deixa para conseguir só que uns vai muito além doa a quem doer...