domingo, novembro 04, 2007

Caminhando estamos... Para onde mesmo?

Viver o presente! Boa frase, mas incompleta.
Viver o presente procurando acertar os erros do passado! Melhorou, mas ainda falta algo.
Viver o presente procurando acertar os erros do passado, construindo um futuro melhor! Pronto, agora sim: uma boa e completa frase.

O fato é que nós preocupamos-nos com o futuro. Por que? Bem... Como todo ser humano, temos medo do desconhecido, do que está fora de nosso controle e, justamente por isso, buscamos incessante e paradoxalmente nos mantermos calmos, como se dominássemos a situação, algo do tipo: “temos que planejar a nossa vida”. Concordo em partes. Isso porque não devemos fazer planos para controlar o futuro da nossa vida, e sim para dar sentindo a ela. A verdade é que esse assunto é tentador e quase eu mordi a maçã descorrendo sobre isso quando, na verdade, eu quero falar de outra coisa, muito ligada a essa por sinal, cuja visão me parece um tanto quanto antropóloga demais. Mas ainda está em tempo, vou parar de enrolá-los e entrar de sola no assunto. Faço isso no próximo parágrafo, prometo.
Já diria os saudosistas que promessa é dívida, então lá vai: vivemos o mundo do deus dinheiro (cuja principal arma é a ganância do homem, motivada por uma série de fatos que não vem ao caso) que gera desigualdade, isto é, as três pessoas mais ricas do mundo têm mais dinheiro do que 20% da população do planeta, segundo uma entrevista que vi (não tenho certeza, mas acho que eram esses os números, mesmo não sendo esses, os verdadeiros são tão espantosos quanto, isso eu asseguro). Que “filhadaputagem”, “né”? E, como diria um grupo de axé (só para esclarecer: eu detesto axé), que pelo menos uma vez na vida falou alguma coisa certa: “[cada vez mais] o de cima sobe e o de baixo desce [e se multiplica também, diria eu]”.
Se o mundo consumisse igual aos EUA ou “a parte rica” da Europa (como se existisse a parte pobre, quando olhamos para o resto do mundo) precisaríamos de pelo menos mais dois planetas. Estamos destruindo o mundo! (todo dia eu escuto isso... mas deixa pra lá, não deve ser nada grave...).
Bem... mundo se acabando, miséria aumentado (apesar de alguns gênios falarem que, para a própria sustentabilidade do capitalismo, a pobreza tem que diminuir, ou melhor vai diminuir. Até concordo. Mas tem que ver se ainda existiremos quando isso acontecer), conflitos religiosos, crianças de 9 anos se prostituindo, um prédio em chamas ali, a corrupção no legislativo, executivo e judiciário, o timão quase caindo, o Nascimento virando herói (absurdo, não?), a aids matando centenas de milhares, e o papa, no meio de seu palácio reluzente a ouro, condenando o uso da camisinha e quem não é católico (você sabia que, segundo a Vossa Santidade, em carta assinada nesse ano, se você não for Católico Apostólico Romano, você não vai para o céu? Mas essa é outra questão), dentre outros fatos. O que eu queria mesmo era que você me respondesse: “Qual o meu futuro, qual o seu futuro, qual o nosso futuro? Ou então: haverá futuro?”.

Obrigado pela sua atenção, aguardo sua resposta e, só para terminar, tem Renato Russo: “(...) nesses dias tão estranhos, fica a poeira se escondendo pelos cantos... Esse é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastante, a primeira vez sempre a última chance (...)”.

18 comentários:

young vapire luke lestat disse...

Para o bem ou para o mal evoluímos dentro de uma nova ordem dentro do caos.
E novas ordem surgirão, seja para o aquecimento global ou para a raça humana
Eu cheguei a uma conclusão triste não adianta eu,limpar os rios e você sujar os orceanos
A ordem acontece independente do individuo.
É uma dependência sensível dos resultados finais às condições iniciais da alimentação dos dados.
Não basta eu fazer o certo todos nos, temos que fazer.
Ai esta o efeito borboleta para provar


[]s L.Sakssida

O Escorpião disse...

"Ninguém vê onde chegamos...."

Gostei cara. Faz jus ao teu blog.
Ah e achei seu template estiloso.

by Escorpião

Patrícia disse...

Li tudo. Muito bom o post..

realmente, ninguém sabe se haverá futuro, e por mais que ouçamos "o mundo está acabando", não fazemos nada, simplesmente porque achamos que o ruim nunca acontecerá conosco, só acontece com "os outros". As pessoas consideram isso impossível, e quem acredita no impossível? Pois é, mas um dia ele pode sim, deixar de ser impossível, mas sabe como é, ninguém acredita que acontecerá consigo mesmo.

bjao

Anônimo disse...

È isso amigo...
Não lembro o nome da autora agora, mas o livro Mercado da Fome é bem esclarecedor sobre esta questão consumo/ricos/probres no mundo... são dados meio desatualizados, já que o livro é um pouco antigo, mas o conceito é bem atual...
Abraço.
Richard.

Pietro Queiroz disse...

Se ja nao bastasse os filosofos de boteco, com novas tecnologias nasce novos filosofos. Como nós os blogueiros.

Apoiado meu querido.

http://inimigosocial.blogspot.com
l.Pietro

Willian disse...

hehe, metal mesmo eu acho que os chineses nao tem xD
Mas existem músicas que se assemelham muito com as ocidentais, que possuem eté palavras em ingles junto.
Melhor que a música chinesa, na minha opiniao sao as alemaes, muitissimo parecidas com as em ingles.
Tem cada hap legal que eu nao sei pq nao faz sucesso aqui no Brasil hehe
falow!

Unknown disse...

Olha, nas atuais circunstâncias, estamos indo é pra merd* mesmo, acho difícil ver futuro algum pro planeta (um bom pelo menos). Todo mundo sabe quais são os problemas, mas o fato é que tá todo mundo tão acomodado, que eu não vejo nenhum grande revolução acontecendo nos próximos anos, e essas estagnação é que vai levar o ser humano a ruína, quando nós tentarmos nos mobilizar em prol do bem comum, acho que já será tarde demais...

Pietro Queiroz disse...

"justamente por isso, buscamos incessante e paradoxalmente nos mantermos calmos, como se dominássemos a situação, algo do tipo: “temos que planejar a nossa vida”."

Muito interessante.
Vivo minha vida como um recem nascido, que todo o dia se surpreende com tudo que as pessoas consideram normal, e agindo normalmente as coisas mais absurdas dessa vida...


l.Pietro

http://inimigosocial.blogspot.com/

Mariana Janoti disse...

como já disseram aí,de que adianta eu limpar o tietê,se vc vai sujar o oceano atlantico?

nada? exatamente,nada!


se so um em um milhao colaborar,naum leva a nada,melhor fikar em casa vendo tv

Anônimo disse...

Tem razão. Caminhando, estamos sempre. Agora, resta saber se hoje em dia estamos indo pra frente ou pra trás.

My Chemical ViP disse...

Bom,eu vim aqui,não só retribuir a visita,mas tb ver o conteúdo do seu blog.Poow,chamou meu 'papo de tiozão'.rsrs.Entenderei como um elogio.
Bom,por incrivel que pareça,eu li tudo o que você escreveu,e achei bem legal.Pelo que você deve ter visto,eu gosto de textos grandes e impolgantes.E no blog,eu coloco 'APENAS PENSAMENTOS'.Mas no fim,eu queria saber o que você realmente achou do meu blog...vc não disse no post!!.rsrs.Mas adorei o seu,tá de parabéns,bastante 'intelectual'.

Beijinhos

Homem, Homossexual e Pai disse...

poxa, que reflexão deliciosa, cheia de citações...inclusive de grupo de axé!

abraços!

Rui disse...

Bons pensamentos...
Há que diga que o mundo não tem jeito, é só esperar pelo fim :(

Edson C. Damasceno disse...

olá...achei seu blog no orkut... gostei muito do cabeçalho. estamos abertos a novas parcerias. parabéns a abraços.

http://cidadevigiada.blogspot.com/
http://cidadevigiada.blogspot.com/
http://cidadevigiada.blogspot.com/

Yeah Baby disse...

Adoro Renato Russo hehe...
Bem onde nos vamos chegar não sei, as vezes acho que estamos caminhando para o fundo do poço que ja deve estar cheio, nem sei se cabe mais gente la, ah esse mundo, eu queria que acabasse a pobreza, a miseria e as doenças sexualmente transmissiveis hehe brincadeira, as doenças todas mesmo.
Mas isso é impossivel, eu só poderia acreditar nisso se acreditasse na absurda historia de que deus existe ( desculpa se vc acredita), eu acho deus uma grande babaquisse, apesar de ter pensado nele quando tentei suicidio, quando eu havia tomado todos aqueles monte de remedio eu e senti calma, de um jeito que nunca havia me sentido antes, acho ate que entendi o que é a paz interior ou sei la comu chamam a calma do espirito, mas que espirito? sei la a calam do cerebro ou pra deixar mais claro só a calma mesmo. Naqueles momentos eu pensei no mundo, onde ele vai parar e acho que vamos parar todos na PTQ, ricos ou pobres, tanto faz..


Ah num liga naum se falei coisas nada a ver, to meio lunatica hoje..

bju

Cruela Cruel Veneno da Silva disse...

o problema é que o futuro é logo amanhã...
acho que não dá tempo de mudar uma vida.

beijos

calcinhas no box

Gwyddyon disse...

Não sei dizer se realmente pensamos no futuro, ou sequer o planejamos...

ACho que, ás vezes, temos tanto medo do que o futuro nos reserva (decadência física e mental, a morte) que nos apegamos de forma doentia ao presente.

"Que se dane a Terra, que se dane o futuro dos meus filhos ou netos. Eu já não existirei no futuro, pq se preocupar? Foi nos dado o controle sobre toda a criação por sermoa a única critura dotada de intelecto."

Infelizmente muita gente pensa assim... Aí eu me pergunto: "isso é usar o intelecto?"

Gostei de blog.

Au revoir

Carol Colicigno disse...

to começando no blogger denovo
e achei vc, e gostei mto =D